Outlander ou como ficar obcecada por kilts


Outlander é baseada em uma série de livros (que Deus me ajude!) da autora americana Diana Gabaldon. A história narra a trajetória de Claire, uma enfermeira da Segunda Grande Guerra que, quando o conflito chega ao fim, viaja em uma segunda Lua de Mel com seu marido Frank, tentando recuperar a intimidade perdida no tempo que estiveram afastados. O destino do casal é Inverness, na Escócia, para que Frank pesquisasse sobre seu antepassado, um soldado inglês chamado Jonathan Randall.



Eis que algo mágico acontece: Claire, após presenciar uma dança druida em Craigh na Dun (uma espécie de Stonehenge escocesa), toca em uma das pedras e é levada duzentos anos no passado, encontrando o antepassado cruel de seu marido e o jovem guerreiro escocês Jamie Fraser, que acaba tornando-se seu marido.

A série de livros é formada por:

  • A viajante do tempo (1991)
  • A libélula no âmbar (1992)
  • O resgate no mar (1993)
  • Os tambores de outono (1996)
  • A cruz de fogo (2001)
  • Um sopro de neve e cinzas (2005)
  • Ecos do futuro (2009)
  • Escrito com o sangue do meu próprio coração (2015)

Cada temporada é a adaptação de uma parte da série literária. Hoje a produção encaminha-se para sua terceira temporada, prevista para abril/2017. A primeira temporada completa está disponível no serviço de streaming Netflix.

Contextos históricos

A história começa um tempo depois do chamado Dia da Vitória (08 de Maio de 1945) quando, oficialmente, os Aliados venceram o Eixo na Segunda Grande Guerra, que durou de 1939 à 1945. Claire é uma enfermeira no front inglês.

Parece, porém, que não haverá paz para Claire. Nossa heroína volta no tempo para o ano de 1743 entre levantes da Escócia e Irlanda que querem a restauração do reinado da Casa de Stuart, conflito ainda baseado entre católicos e protestantes. Estes levantes são comumente chamados de Insurreições Jacobita.

Quando Claire aporta no século XVIII é encontrada pelo antepassado de seu marido – Jonathan “Black Jack” Randall – é quase estuprada por ele, sendo salva pelos homens do clã Mackenzie. Agora ela estava do outro lado do front inglês. Na história escocesa o chefe e o clã Mackenzie, durante o levante de 1715, apoiaram a causa jacobita. No entanto, durante a insurreição jacobita de 1745, o clã foi dividido com o chefe, Kenneth Mackenzie (Lord Fortrose), apoiando o governo britânico e seu parente, George Mackenzie (3º Conde de Cromartie), apoiando os jacobitas.

Já o clã Fraser – de Jamie – no levante de 1715 apoiou o governo britânico. Seu chefe, Simon Fraser (11 º Lord Lovat) mudou de lado algumas vezes, sendo capturado, julgado por traição e executado em Londres em 9 de abril de 1747.

A Escócia de Outlander

As paisagens das Highlands (Terras Altas em português) escocesas são um espetáculo à parte. Não tem como você assistir a Outlander e não querer arrumar as malas e ir para a Escócia.

Outra coisa que irá deixar você maluco – principalmente se gostar de línguas antigas – são os discursos em gaélico escocês. Essa chegou ao país no século V, trazida pelos irlandeses e atualmente o idioma é falado apenas por 2% dos habitantes da Escócia (regiões setentrionais).

Não assistiu, assista!


Latest
Previous
Next Post »
0 Komentar