Vamos falar sobre Star Trek?



Star Trek tem números assombrosos como 30 temporadas com 725 episódios. Assombroso é também o número de fãs da série. Quer entrar nesse grupo de milhões? Então comece sabendo:

10. Quantas temporadas teve Star Trek?

Depende do que se entende por Star Trek. Se contarmos apenas a chamada Star Trek: The Original Series (título traduzido no Brasil para Jornada nas Estrelas: A Série), temos três temporadas de setenta e nove episódios, exibidos originalmente pela NBC entre os anos de 1966 e 1969. Agora, se formos contabilizar seus spin-offs, o número aumenta para 30 temporadas com 725 episódios. Resumindo, fica assim:

  • Jornada nas Estrelas: A Série – 03 temporadas de 79 episódios (1966 – 1969)
  • Star Trek: The Animated Series – 02 temporadas de 22 episódios (1973 – 1974)
  • Star Trek: The Next Generation – 07 temporadas de 178 episódios (1987 – 1994)
  • Star Trek: Deep Space Nine – 07 temporadas de 176 episódios (1993 – 1999)
  • Star Trek: Voyager – 07 temporadas com 172 episódios (1995 – 2001)
  • Star Trek: Enterprise – 04 temporadas de 98 episódios

09. E quantos filmes?


Sem contar os três últimos filmes de J.J. Abrahams – Star Trek, Star Trek: Além da Escuridão e Star Trek: Sem Fronteiras, que estão fora do cânone, isto é, não fazem parte do mesmo universo da série televisiva – existem dez filmes de Star Trek. São eles:

  • 1979 – Jornada nas Estrelas: O Filme
  • 1982 – Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
  • 1984 – Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock
  • 1986 – Jornada nas Estrelas IV: A Volta para a Terra
  • 1989 – Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira
  • 1991 – Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida
  • 1994 – Jornada nas Estrelas: Generations
  • 1996 – Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
  • 1998 – Jornada nas Estrelas: Insurreição
  • 2002 – Jornada nas Estrelas: Nêmesis

08. Star Trek é ficção científica?



Mil vezes sim!

Existe discussões sobre o que podemos considerar Ficção Científica. Por isso, sempre proponho a seguinte definição para o termo:
Pode-se classificar como Ficção Científica apenas narrativas em que explicações científicas ou pseudocientíficas sejam fundamentais para o desenrolar da história.
Se não houvesse a velocidade de dobra, os tripulantes da Enterprise não seriam capazes de “ir onde nenhum homem jamais esteve”

07. Tá, mas o que é essa tal de velocidade de dobra?


Para entendermos um pouco da velocidade de dobra – ou warp drive no original – precisamos falar sobre a Teoria Especial da Relatividade ou Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

A famosa fórmula E=mc² deu-nos uma fonte de energia para propulsionar uma nave como a Enterprise: a energia nuclear. Essa restringe, porém, o limite de velocidade à Velocidade da Luz. Sendo assim, com a tecnologia que temos hoje, a escassez de energia nuclear e podendo apenas chegar a Velocidade da Luz, não conseguimos viajar de forma que nossos bisnetos ou tataranetos estejam aqui para nos receber. Para isso, os roteiristas inventaram o Warp Drive que consiste em viajar através dos Wormholes (buracos de minhoca).

Os buracos de minhoca são, a grosso modo, atalhos no contínuo espaço-tempo (sistema de coordenadas utilizadas para estudo da relatividade restrita e relatividade geral). Ainda hipotéticos, eles encurtariam essas viagens, criando uma ponte entre a origem e o destino.

Para maiores informações sobre como o Wormholes funcionam e como eles ajudariam na viagem no tempo, segue uma conversa que tive com minha amiga e professora, Tainá Farias.

06. E a famosa Data Estelar?


De forma geral, um episódio da franquia Star Trek sempre começa com o capitão fazendo anotações em áudio em seu diário de bordo. Como todo diário, a primeira coisa que Kirk ou Picard incluem é a data dos acontecimentos do dia. A forma de contagem de tempo escolhida pelos criadores da série é a Data Juliana (também chamada de Dia Juliano), utilizada pela astronomia quando necessário quantificar a cronologia do universo. Sendo assim, não precisaríamos decorar todos os calendários utilizados no universo (como será que os klingons contavam o tempo?), pois convenhamos: já é difícil nos entendermos com os que tem na Terra (Gregoriano, Judaíco, Lunar…)

05. Quais as diferenças marcadas pelos uniformes?


Sim caros leitores, as cores dos uniformes em Star Trek tem significado: o uniforme amarelo ou dourado é utilizado por tripulantes do comando, de navegação e armas. Já o uniforme vermelho é usado por tripulantes da engenharia e segurança. O uniforme azul é utilizados para os tripulantes pesquisadores (ciência) ou médicos.

Os uniformes, assim como as funções a eles atribuídas quanto a cor desses modificam-se conforme a produção e/ou spin off.

04. Qual o tamanho da Enterprise?


Depende de qual Enterprise estamos falando. No universo de Star Trek foram criadas sete naves com o nome Enterprise: SS Enterprise, USS Enterprise, USS Enterprise-A, USS Enterprise-B, USS Enterprise-C, USS Enterprise-D e USS Enterprise-E. Caso esteja falando sobre a primeira que conhecemos, comandada pelo capitão Kirk, essa possuí aproximadamente 300 metros. Já a que aparece nos filmes de J.J.Abrahms chega a aproximadamente 725 metros.

03. Quais os vilões mais famosos de Star Trek?


Entre a galeria de vilões do universo Star Trek, é possível destacar:

  • Durante a série clássica, os maiores vilões da Frota Estelar eram os Klingons que, pretendiam expandir seu império, fazendo colônias por onde quer que passassem. Mais tarde, com a vigência do Tratado de Paz, motivada pela ajuda dada pela Federação após a explosão de um satélite de Kronos (lar dos klingons).
  • Khan é um super-humano, geneticamente modificado, que após as Guerras Eugênicas na Terra, foi colocado em uma espécie de animação suspensa, até ser encontrado e trazido novamente a vida pela tripulação da Enterprise. Inteligente, mas violento, faz oposição ao capitão Kirk. Apareceu pela primeira vez na série clássica, no episódio Space Seed.
  • Q é uma espécie de ser com poderes ilimitados. Onipotente e Onisciente, sempre aparece para testar os tripulantes da Enterprise e identificar quanto a humanidade desenvolveu-se.
  • Os Borg são seres cibernéticos que compartilham uma única mente, isto é, estão conectados e querendo conectar outros a essa grande rede. “Resistir é inútil”.

02. Quais tecnologias de Star Trek tornaram-se realidade?


Infelizmente ainda não chegamos na era do teletransporte, mas muitas foram as tecnologias que vimos em Star Trek e que hoje são realidade, como, por exemplo:

  • Comunicadores: o famoso StarTAC da Motorola, lançado em janeiro de 1996, é um dos exemplos mais famosos da influência da Cultura POP no cotidiano.
  • Na lista dos melhores gadgets dos últimos 50 anos da revista PC World (IDG), publicada em 2010, o celular ficou em sexto lugar, perdendo apenas para o CD Player Sony CDP-101, PalmPilot 1000, ReplayTV RTV2001, Apple iPod e Sony Walkman TPS-L2.
  • Padd: dispositivos com o tamanho de um bloco de anotações, com uma tela sensível ao toque que podia acionar funções do computador da Enterprise, os Padds parecem muito com nossos tablets e iPads
  • Tradutor universal: ainda imprecisos – uma vez que a inteligência artificial não chegou ao nível de interpretação semântica – os tradutores são inúmeros e podem estar em qualquer celular, instalando-se um simples aplicativo.
  • Raios tratores: em Star Trek, os raios tratores eram utilizados para atrair corpos para a nave. Em outubro deste ano cientistas criaram o raio trator sônico capaz de mover objetos.

01. Quais as diferenças dos filmes de J.J. Abrahams e o cânone?


Os dois longas que trouxeram Star Trek novamente aos cinemas (Star Trek e Star Trek: Além da Escuridão) passam-se em uma realidade alternativa, o que deu uma maior liberdade criativa para o diretor e colaborador de roteiro J.J. Abrams. Mesmo tendo McCoy, Spok, Kirk, Uhura dentro da Enterprise, esse distanciamento fez com que estórias já contadas fossem abordadas de forma distinta, como o vilão Khan e a presença dos pingos.
Previous
Next Post »
0 Komentar